O Google tornou-se o motor de busca mais utilizado no Brasil e no mundo. E a grande maioria dos usuários que utilizam esta busca simplesmente param na primeira página de resultados.

Sendo assim, assim, é fundamental que seu site, seja institucional, portal de notícias, hotsite ou e-commerce, esteja preparado com boas técnicas de SEO para que possa aparecer entre os primeiros resultados das buscas.

Aliado a um bom plano de SEO, o SEM pode fazer um grande número de usuários visualizarem seu site de forma rápida. Vamos descrever um pouco sobre ambos os casos abaixo:

O que é SEO?

 

SEO, abreviação de “Search Engine Optimization”, é um conjunto de ações a serem aplicadas a um site e que melhoram o posicionamento do mesmo em resultados orgânicos nos sistemas de busca. É um processo contínuo, que exige manutenção, e que traz resultados a médio ou longo prazo.

Alguns dos fatores mais importantes que influenciam neste rank são:

1. Pesquisa e utilização de palavras-chave em meio aos títulos e conteúdos:

A inserção de palavras-chave de alta relevância tanto em títulos quanto nos conteúdos de seu site facilitam que seu site seja encontrado pelos motores de busca. Existem diversas formas de fazer a pesquisa e coleta de dados para estas palavras. Na internet, há diversas ferramentas gratuitas que fornecem algumas sugestões para seu conteúdo, além de dados sobre as palavras mais acessadas.

2. Links de outros sites apontando para sua página:

Ter sites de confiança apontando para o seu aumenta a relevância de seu conteúdo e melhora seu posicionamento no Google. Neste caso vale a pena produzir conteúdo de qualidade para seu público-alvo, que possa ser compartilhado ou referido em outros sites.

3. Programação eficiente

O Google prioriza sites que tragam uma boa experiência para o usuário. Assim, além de conteúdo relevante e palavras-chave, é importante uma interface eficiente e bem estruturada. Sites com carreamento mais rápido e código mais limpo, por exemplo, terão prioridade na exibição. Além disso, é importante que seu site esteja adaptável à visualização em tablets e celulares: sites que não estejam compatíveis com visualização mobile não são exibidos em buscas realizadas por meio destas mídias.

O que é SEM?

SEM, abreviação para “Search Engine Marketing”, é um conjunto de ações que divulga seu site, ou algum link específico, de maneira paga. É um processo pontual e que traz grande volume de resultados a curto prazo.

Uma ferramenta de SEM bastante utilizada atualmente é o Google Adwords, que trazem links patrocinados nas primeira posições das buscas do Google, exibidos com base na criação de uma campanha. Para criar uma campanha é necessário, entre outras coisas, definir seu assunto, palavras-chave, público-alvo, orçamento e duração da campanha na ferramenta do Google Adwords. Enquanto esta campanha estiver em andamento, os resultados irão aparecer logo no início da página de busca relacionada aos dados definidos em seu anúncio. Porém assim que a data da campanha ou orçamento chegarem ao fim, a exibição do anúncio nestas posições também será interrompida.

Porém é importante lembrar que mesmo boas práticas como programação eficiente e conteúdo relevante também influenciam na posição em que seu anúncio irá aparecer dentre os demais anúncios pagos.

Existem outras boas ferramenta de divulgação, como Facebook Ads ou Instagram Ads, que também trazem bons retornos, cada uma dentro de sua particularidade.

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